O novo presidente do Ciscomcam (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) Rafael Brito do Prado, prefeito de Moreira Sales, informou à gestão está o fortalecimento de Campo Mourão e a descentralização dos serviços de especialidades médicas em outras cidades pólos da região, como Ubiratã e Goioerê.
O objetivo, segundo ele, é otimizar o atendimento na saúde à população regional. Prado disse que o Consórcio está fazendo um levantamento junto aos municípios para identificar as maiores dificuldades em termos de especialidades e demandas reprimidas para uma resposta rápida à população.
'Todos os prefeitos eleitos têm a saúde como pilar fundamental. Então precisamos de toda atenção nesta área, fazendo esta força tarefa de criar um perfil do nosso consórcio. Ao tomar uma decisão é preciso saber o que cada município necessita e aí sim buscar dar solução', falou.
O presidente disse que está organizando também a questão do registro de preços de medicamentos. A ideia, segundo ele, é passar a adquirir estes produtos de forma unificada com os demais municípios.
'Hoje comprar medicamentos e insumos hospitalares está muito difícil. Quando compramos de forma fracionada e individualizada fica muito caro. Estamos trabalhando para fazer um registro de preço regional para dar mais uma solução aos prefeitos, comprando mais e melhor com menor preço também', explicou.
Nova sede
Prado comentou que se reuniu recentemente com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, para tratar da construção da nova sede do Consórcio, que será erguida próximo ao Hospital Santa Casa. 'O governo do Estado sinaliza o anteprojeto para que em meados de março e abril possa estar licitado o projeto executivo para construção deste espaço que vai dar mais comodidade a todos os moradores da região', informou.
Ele disse que o Consórcio está bastante 'alinhado' com Campo Mourão, município sede da região, para dar uma resposta rápida à comunidade na área da saúde'. Segundo o presidente, a construção da nova sede é um sonho.
A obra será realizada em duas etapas, proporcionando economia ao Consórcio. 'Hoje o Ciscomcam tem uma área do Consus que paga aluguel. A nossa intenção é fazer com que o Consórcio seja enxuto e resolutivo', afirmou. A expectativa é que a obra inicie ainda este ano. O empreendimento é estimado em mais de R$ 5 milhões.
Criado em 27 de outubro de 1992, Ciscomcam é um consórcio de saúde que atende os 25 municípios e atualmente oferece serviços em mais de 30 especialidades médicas. Prado disse que a meta é dobrar o número de especialidades.
Fonte: MoreiraNet